Portifólio

Sejam todos bem vindos ao meu Blog!

Muito prazer, meu nome é Miguel e esse é o meu portifólio!

Fiquem a vontade para entrar e conhecer parte do meu mundo!

Contatos

Telefone: (61) 8402 - 6383

E-mail: migueldibessas@gmail.com

Meu Primeiro Mangá

Meu Primeiro Mangá
Cristiane, uma criança de 12 anos tem sua inocência violada e destruida dentro de sua própria casa. Todos os acontecimentos a seguir giram em torno desse abuso cometido contra ela... morte, drogas e prostituição.

terça-feira, 30 de março de 2010

Trabalhos Antigos 4 - Ilustrações

Algumas de minhas ilustrações mais antigas podem ser conferidas nessa postagem. São trabalhos esboçados no papel, escaneados para o computador e finalizados nos programas Photoshop e Corel Draw.

Título: "Autorretrato"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Ilustração feita no Photoshop
Local: Brasília-DF

Essa ilustração é apenas um fragmento de um trabalho maior, um currículo um pouco diferente que criei. Tratava-se do meu próprio currículo, só que em formato de história em quadrinhos, na verdade um mangá colorido de seis páginas.


Título: "Retrato_ Juliana e André"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Ilustração feita no Photoshop
Local: Brasília-DF

Esse trabalho foi feito por encomenda. Juliana e André, hoje casados, ainda namoravam quando ela, minha amiga e colega de trabalho, me pediu essa ilustração.


Título: "Caricatura_ Luciana"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Ilustração feita no Photoshop
Local: Brasília-DF

Essa ilustração também foi feita por encomenda. Luciana, minha colega de faculdade e grande amiga, pediu essa caricatura para ilustrar o convite de aniversário dos seus 35 anos.


Título: "Caricatura em Mangá_ Danny e Alê em matrimônio"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Ilustração feita no Photoshop
Local: Brasília-DF

Mais um trabalho feito por encomenda. Essa caricatura em mangá foi utilizada em um banner, impressa em vinil em escala maior, para ficar exposta na cerimônia do casamento de Daniela, uma querida e grande amiga, amizade velha, com Alexandre, um cara gente fina e uma nova amizade.


Título: "Movimento"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Ilustração feita no Corel Draw
Local: Brasília-DF

Essa ilustração foi feita para mim mesmo. É mais um exercício com o programa Corel Draw. Nesse trabalho eu utilizei, me apropriei de certas características físicas de Kika, amiga e colega de faculdade minha. São exemplos dessas características os olhos azuis, os cabelos curtos e negros, a pintinha perto da boca e o cigarro black.


Título: "Casamento de Calcinhas"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Ilustração feita no Corel Draw
Local: Brasília-DF

Esse trabalho também foi feito por encomenda. Maria Sandra é minha amiga e também colega de faculdade, trabalha como designer e me pediu essa ilustração para ser utilizada em um convite de casamento, na verdade de união homosexual, entre duas mulheres. Ela me passou a idéia e o resultado foi esse.

Trabalhos Antigos 3 - Pintura em tela

Essa postagem contem apenas dois trabalhos, somente as duas pinturas que mais gosto. Na verdade, a pintura não é um dos meus pontos fortes como pode ser visto nessas obras. Eu ainda estou engatinhando e mesmo assim não vou deixá-la completamente de fora.
No passado eu não as colocaria aqui, mas hoje não tenho mais vergonha em mostrar meus trabalhos, mesmo os mais feios, a final de contas a beleza é algo tão relativo e o que é esteticamente belo ou feio para alguém pode não ser para o outro, depende do juizo de gosto do observador. Além do mais, somente assim, comparando trabalhos antigos com novos, poderemos perceber a minha evolução na pintura, com o pincel e com as cores.

Título: "Puberdade"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Óleo sobre tela
Local: Brasília-DF

Título: "Unidade"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Óleo sobre madeira
Local: Brasília-DF

domingo, 28 de março de 2010

Trabalhos Antigos 2 - Experiências fotográficas e tratamento de imagens

Bom! Aqui é o espaço para algumas fotografias tiradas por mim. São fotos que trabalharam em cima de determinados temas e técnicas, são experiências.
Não todas, mas algumas contaram com tratamento de imagem no photoshop.
Fotografar é algo que me interessa e desperta prazer, por isso a fotografia é uma arte que considero muito importante. Fotografar é olhar o mundo com mais atenção, não simplesmente olhar por olhar, mas enxergar além do que vemos na correria do dia a dia.



As duas fotografias acima foram apenas exercícios de controle técnico da máquina, ou seja, foram realizadas para conhecer e adaptar-se às funções da máquina fotográfica, conquistar uma certa intimidade com a ferramenta utilizada. Ferramenta essa que se tratava de uma máquina fotográfica analógica com todas as suas funções manuais.




Nestes trabalhos eu utilizei técnicas de interferência na imagem. Na verdade a interferência mesmo foi feita nos negativos das fotografias, com pincel atômico vermelho e azul e revelação após o trabalho de interferência.




As fotografias acima, da série "O Fotografo Cego", foram tiradas com os olhos vendados. Nesse trabalho eu, sem enxergar, tirei as fotos seguindo a orientação vocal e física de uma amiga. Ela foi meus olhos e, apesar de ter certa dificuldade em confiar no outro, gostei muito de trabalhar essa série e consegui até algumas boas fotos.



Esses dois trabalhos também entram na série acima. Entretanto, aqui eu utilizei meus conhecimentos em Photoshop para mostrar como fotografias mal tiradas poderiam ser aproveitadas após o tratamento da imagem no programa.




Essa é uma série constituída por autorretratos. Nesse trabalho, de fotografia e manipulação de imagens, eu tentei me expressar, buscando me expor um pouco, de dentro para fora. Aqui eu tentei representar a solidão na ausência existente em uma presença inconstante, apagada e até invisível. É como me sinto, como se eu estivesse sem pertencer realmente.


Aqui utilizei uma técnica de molduras que consistia no recorte de silhuetas, formas e figuras vazando o papel cartão de cor preta. A foto é então, tirada com a moldura a frente da máquina fotográfica deixando assim a imagem alvo da fotografia envolta nesse recorte.




Nessa série "Desafio" foram feitas experiências, testando e descobrindo a capacidade da máquina. Não existe manipulação de imagens nesse trabalho, ou seja, é todo natural, tudo conseguido com a máquina e as regras da fotografia. Eu fui o fotógrafo e o modelo. Até que a experiência findou em um resultado interessante.

sábado, 20 de março de 2010

Trabalhos Antigos 1 - Desenhos à mão livre

Como foi dito na postagem anterior, a partir desta começo a mostrar meus trabalhos mais antigos. Foram selecionados apenas alguns que julguei serem mais importantes para mim, mais bem acabados ou simplesmente mais apropriados de serem postados num Blog que tem por um de seus objetivos servir de portifólio.
Esses trabalhos estão aqui divididos em grupos e em postagens, a começar pelo que acredito ser o meu ponto forte, o desenho à mão livre.

Título: "Autorretrato"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito com sanguíneo
Local: Brasília-DF

O desenho acima foi feito a partir da observação de uma fotografia 3X4, por isso ele apresenta-se com tal seriedade e imobilidade. Não tenho certeza mas, creio que nessa imagem, eu estava com aproximadamente 17 anos apenas. Também, como é possivel observar, usei um mínimo de detalhes, inclusive em relação aos efeitos de luz e sombra.


Título: "Mãe Rainha"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito feito com lápis
Local: Brasília-DF

Embora eu não seja muito religioso, algumas vezes um trabalho meu apresentará bases em religiões.
Esse desenho, por exemplo, foi feito para uma pessoa de muita fé, religiosa, católica praticante, devota à Mãe Rainha. Fiz esse trabalho como presente para minha mãe e o coloquei aqui por, possuir os critérios de importância e acabamento, já mencionados acima. Assim, creio que já não há mais o quê dizer sobre esse trabalho.


Título: "Sandy"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito feito com lápis
Local: Brasília-DF

Esse desenho é uma representação da cantora Sandy Leah Lima estilizada em mangá. Nessa imagem a garota devia estar com aproximadamente 18 anos de idade, já que o desenho data do ano 2001 e essa era a idade da jovem cantora nesse ano.


Título: "Oração"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito feito com lápis
Local: Brasília-DF

Como disse anteriormente, algumas vezes recorro a fé e a religiosidade em um ou outro trabalho. Isso acontece claramente nesse desenho em estilo mangá, onde uma garota sozinha em meio a escuridão da noite ergue suas mãos e olha para o céu como se procurasse, implorasse respostas a um ser maior.


Título: "Fio da Morte"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito feito com lápis
Local: Brasília-DF

Esse desenho, também em estilo mangá, é uma representação de uma elfo cometendo suicídio ou, melhor dizendo, harakiri. Eu sou apaixonado pela cultura japonesa, acho que já mencionei isso em postagens anteriores. Nesse desenho fui inspirado pelo ritual harakiri que significa literalmente, cortar a barriga. Trata-se de uma forma de recuperar a honra perdida. Claro que não representei e nem quis representar uma descrcrição fiel ao ritual, mesmo assim, gostei muito desse trabalho.


Título: "Banho"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito feito com lápis
Local: Brasília-DF

Mais um desenho em estilo mangá. Na verdade esse trabalho foi feito somente como exercício, uma forma de trabalhar o meu traço mangá e alguns efeitos de luz e sombra. Entretanto, ao final, ele ficou até bem resolvido e o resultado me agradou muito.


Título: "Cristo"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito feito com carvão
Local: Brasília-DF

Novamente faço referência a uma motivo religioso, apesar de eu achar que essa figura de Cristo tenha ficado um tanto sombria. Trata-se de um desenho à carvão, um primeiro exercício. Achei o carvão um material bem complicado e difícil de lhe dar pois suja muito o trabalho dando a ele esse ar sombrio. Mas essa é somente a primeira tentativa e outras ainda virão.


Título: "Vampira"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito feito com lápis
Local: Brasília-DF

Bom esse desenho foi feito pra mim, simplesmente. Entretanto, foi vendido e hoje eu não o tenho mais. Eu adoro vampiros, mesmo. Sou fascinado por essas lindas criaturas, me excitam. Vez ou outra são temas de trabalhos meus.


Título: "Gangrel"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito feito com caneta esferográfica
Local: Brasília-DF

Esse desenho foi feito com caneta esferográfica de tinta preta, é bic mesmo. Também faz referência a vampiros, minha paixão. O título Gangrel representa a origem, a raça dessa vampira representada no desenho. O clã Gangrel em geral tem alta empatia com a natureza. Viajantes, os Forasteiros, como são conhecidos, buscam um conhecimento maior da besta interior presente em cada vampiro.


Título: "Luiz Gonzaga"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Desenho feito feito com lápis
Local: Brasília-DF

Esse desenho, uma caricatura de Luiz Gonzaga, é bem grande, foi feito em duas folhas de papel A2 para um painel representativo das festas juninas da Escola Classe Alto Interlagos.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Glauco Vilas Boas foi desenhar pra Deus!

Inicialmente eu pretendia seguir uma ordem cronológica com meus trabalhos, postando primeiro os mais antigos e por último os recentes.
Entretanto, eu não farei isso de cara, mas a partir da próxima postagem, pois esse Blog foi criado no triste dia em que o cartunista Glauco Vilas Boas e seu filho Raoni foram assassinados em Osasco-SP.
Por esse infeliz acontecimento e essa lamentável perda, trabalhei em uma nova ilustração, uma homenagem a Glauco, que hoje deixou o Brasil em preto, branco e tonalidades de cinza.

Título: "Glauco foi desenhar pra Deus"
Autor: Miguel Di Bessas
Técnica: Ilustração feita no Photoshop
Data: 15/03/2010
Local: Brasília-DF

Pois é, ficamos todos nós para traz, uma infinidade de fãs e, quanto a Glauco Vilas Boas... bom, Glauco foi desenhar pra Deus.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Informações Pessoais e Profissionais

Meu nome é Miguel Ires de Bessas, mas atendo por Miguel Di Bessas, nome artístico com o qual assino minhas obras. Hoje tenho 30 anos de idade e sou natural de Unaí-MG, porém vivo no Distrito Federal desde o ano 2000.

Sou graduado do curso de Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM).
Curso superior finalizado em 23 de julho de 2010 com a apresentação do meu Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso cujo tema foi "A visualidade japonesa na cultura ocidental" com recorte maior na atual presença dos mangás.
Nesse momento de minha vida acadêmica todos os estágios já foram concluídos, incluindo as 72 h/a de regências realizadas no segundo semestre de 2008, em turmas de 7a e 8a séries do ensino fundamental na Escola Parque 303/304 Norte.
Além dessas regências, o convite a um projeto de semana da inclusão me levou a ministrar uma oficina de mangá, no segundo semestre de 2009, nos períodos matutino e vespertino, para as crianças da Escola Classe Alto Interlagos.

Também, nesse meu trajeto de vida, realizei alguns cursos, foram poucos e uns mais importantes que outros, isso com certeza, mesmo assim vou enumerá-los aqui: Pacote Microsoft Office em Unaí-MG; Atendimento ao Público pelo Hotel das Nações em Brasília; Web Design e Design Gráfico pela SOS Computadores, também em Brasília.
Desses cursos, considero os dois últimos como sendo os mais importantes. O curso de Web Design que me forneceu uma introdução aos programas Macromedia Fireworks, Flash e Dreamweaver e o curso Design Gráfico que me apresentou os programas Photoshop, Corel Draw e InDesign.
Porém, o mais importante é a dedicação e a prática, graças a isso, hoje possuo grande domínio sobre o Photoshop e o Corel Draw.

Hoje, em Brasília, trabalho como designer em uma empresa de publicidade, a Expressão Brasil Marketing Político, cujo site criado por mim pode ser visitado pelo endereço eletrônico: www.expressaobrasilmkt.com.br. Busco ainda, a realização, profissionalização e legalização de minha atuação enquanto ilustrador.